quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

2010

Ao iniciarmos um novo ano, surge a necessidade de avaliação do ano que passou.

Devemos avaliar o resultado operacional do negócio, considerando:
• as receitas;
• as despesas;
• custos fixos e variáveis;
• contas a pagar e receber;
• metas atingidas; e
• a equipe

Bem como fazer uma avaliação econômica em 31-12-2009, com o objetivo de verificar nossas medidas e estabelecer previsões para o ano de 2010.

Segundo um ditado chinês: “ quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

A necessidade de profissionalização do varejo é urgente. Não podemos pensar em um varejo sem gestão profissional, e essa gestão vem da informação: informação do mercado, dos concorrentes, dos clientes e, principalmente, nosso conhecimento sobre o negócio.

A utilização de um sistema de gestão “maduro” reconhecido no mercado e utilizado por empresas que possam atestar sua confiabilidade certamente, ajudará no fornecimento de informações do negócio quanto aos produtos mais vendidos, Mark-up, resultado operacional, média de vendas, performance de vendedores, saldos de bancos, fluxo de caixa e estoque.
Essas informações são importantes para a avaliação de resultados passados, a definição de plano de marketing e o orçamento para o próximo período. A avaliação mensal indicará se os resultados planejados estão sendo atingidos.
Outro ponto importante é o conhecimento dos nossos clientes. Ao acolher um cliente em nossa Empresa iniciamos um processo de relacionamento, assim, é fundamental ter o máximo de informações sobre o mesmo.
Nome, endereço, e-mail e telefone são dados importantes mais devemos ter informações diferenciadas, tais como: perfil de compras, hábitos de consumo, aniversário, datas importantes e produtos adquiridos. Todas essas informações deverão ser registradas na “ficha” do cliente, podendo ser manual ou lançadas no CRM da Empresa.

Tais informações são importantes para a definição do perfil de compras dos clientes, isso facilitará a identificação daqueles que compram lançamentos de coleções e ou promoção além de, possibilitar segmentar por faixa de renda, idade e produtos consumidos. O planejamento de ações promocionais – não liquidações – será embasado nessas informações.

Alguns meses do ano são ocupados por datas comerciais consagradas como, dia das mães, pais, crianças, namorados, Natal, além dos aniversários dos clientes.

Cabe a Empresa com base nas informações de seus clientes, criar ações para os demais meses do ano, que podem variar entre um coquetel ( ou cock-tail ) para clientes VIP’S, lançamento de coleções, início de promoções até ações mais simples como, reuniões informais.



O Empresário do varejo deve estar atento às tendências – aquilo que ainda não conhecemos – para sair na frente e adotar políticas de atração de clientes. Essas tendências podem ser identificadas na internet, em viagens aos centros de referência do negócio, em palestras e encontros e revistas, etc...

É fundamental estar atento e informado sobre o mercado e suas tendências.

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